Produtos

Braço Articulável Autoportante

Entrar em contato com nossa equipe

Preencha seus dados com nome, telefone e e-mail, que em breve retornaremos o seu contato.

A Ventilação Local Exaustora é aquela que se dá junto à fonte de contaminantes quando a dispersão de poluentes no ambiente não é aceitável. Existem normas nacionais e internacionais (ACGIH) para determinar a Vazão de Exaustão, mas é fundamental determinar o tipo de enclausuramento da fonte, quanto mais enclausurada a fonte, menor e menos onerosa a VLE, os três principais tipos de enclausuramento são Capelas, Coifas e Captores.

Ventilação Local Exaustora

A VLE é volumétrica, portanto quanto maior o volume de exaustão, maior e mas caro é o sistema!

Braço Articulável Autoportante

As ilustrações acima são exemplos simplificados, situações como a exaustão de fornos elétricos pelo 4° furo tem altíssima complexidade. A escolha do tipo de exaustão é importantíssima na funcionalidade e no custo da instalação.

Quanto maior o enclausuramento menos dispendiosa a exaustão e tratamento de poluentes, entretanto quanto mais enclausurada a fonte maior será a restrição ao acesso dos equipamentos, tanto da produção como da manutenção, por exemplo: uma coifa não é viável para exaustão de um equipamento alimentado por ponte rolante.

Outro fator primordial na escolha da exaustão é a distância do captor a fonte geradora, se ambos estiverem muito próximos a exaustão poderá interferir no processo.

Toma-se o exemplo da imagem ao lado, o processo de soldagem MAG cria uma proteção gasosa durante a fusão do metal, se essa proteção for removida pelo sistema de exaustão a qualidade da solda será comprometida, ou seja: existe uma distância mínima para se posicionar a exaustão.

Exemplos clássicos de erros de exaustão são captores mal dimensionados que resfriam a peças metálicas antes da hora em tratamentos térmicos, coifas que despressurizam e roubam caloria de fornos, etc.

O Braço Articulável é um Mangote Flexível com um Captor na Extremidade, a sua enorme vantagem é que ele pode ser posicionado manualmente na melhor posição para extração de gases, fumos e fumaça, trazendo mínima interferência para a produção e a manutenção.Os braços articuláveis podem ou não ser Autoportantes, se autoportante o mecanismo de sustentação que posiciona o captor pode ser interno ou externo.

Podem ser inclusive construídos para resistir a altas temperaturas e gases corrosivos.

SAINT-GOBAIN SEKURIT – Sistema de Exaustão para 04 Postos de Solda a Ponto em Terminais de Vidros Temperados

Os braços articuláveis autoportantes importados são caríssimos, muitas vezes taxados em dólares, pensando nisso a APOIO PROJETOS desenvolveu um braço articulável AP auto-portante de baixo custo.

Braços extratores - Apoio Projetos

Os braços AP para extração de fumos são fabricados em diâmetros de 4”; 5” e 6” com comprimento de 1,0 a 1,5 metros, pois uma instalação racionalizada não necessita de braços de 3 / 4 / 5 metros de comprimento.

Consulte também Captores Articuláveis, Dutos Telescópicos Carretéis e Trilhos de Exaustão.

Faça seu
projeto conosco!

Há mais de 35 anos oferecendo soluções técnicas em Sistemas de Engenharia Ambiental.