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Transporte Pneumático e Movimentação de Materias

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    Transporte Pneumático

    Transporte Pneumático - Funcionamento

    A maioria das atividades industriais implica na movimentação de produtos em pó, granulados, fibras ou refiles, sejam para as necessidades de fabricação ou para remoção de resíduos industriais.

    O que é o Transporte Pneumático?

    É um modo fantástico de resolver problemas de movimentação e transporte.

    O Transporte pneumático consiste em movimentar um produto no interior de uma tubulação estanque através de uma corrente de sopro e/ou exaustão de ar.

    O transporte pneumático é uma alternativa que pode apresentar enormes vantagens em relação aos meios convencionais para movimentação de materiais em pó, a granel ou refiles, tais como: Esteiras Transportadoras, Correntes de Arraste, Roscas Helicoidais e Elevadores de Caneca.

    Tipos de Transporte Pneumático

    Transporte por Aspiração

    A instalação é colocada em pressão negativa. É comumente aplicado em para instalações menores

    Transporte por Recalque

    Transporte por recalque

    A instalação trabalha em pressão positiva. É comumente aplicado em para instalações maiores

    Transporte Combinado

    Transporte Combinado

    O circuito usa vácuo (aspiração) e pressão (recalque). É comumente aplicado em para instalações móveis

    Observação Importante:
    O produto transportado não passa pelo “gerador de ar”, pois isso danificaria tanto o produto como o equipamento, com exceção dos picadores tipo chopper, equipamento projetado para cortar refiles/aparas e triturar o material.

    • Fase Diluída – Transporta pouca quantidade de produto em uma grande vazão de ar, é indicada para trechos curtos, de até 50 metros, a movimentação é realizada por ventiladores centrífugos ou compressores radiais e o material é transportado em altas velocidades.
    • Fase de Transição – Transporta entre 3 e 20 Kg de produto por Kg de Ar, é intermediária, geralmente equipada com compressores roots (êmbolo rotativo) e/ou ventiladores multi estágios.
    • Fase Densa – Transporta entre 20 e 50 Kg de produto por Kg de Ar, é indicada para trechos longos, de até 400 metros, a movimentação é realizada por compressores de pistão e o material é transportado em baixas velocidades.
    • Fase Densa Pulsativa – Transporta além de 60 Kg de produto por Kg de Ar, exige injeção de ar comprimido sequencial (pulsativa) em vários trechos da tubulação.

    O investimento inicial do transporte pneumático é relativamente baixo quando comparado a qualquer outro sistema de transporte, porém a maior economia esta no nível de mão de obra necessária para operação, uma única pessoa controla um transporte pneumático equivalente a um exercito de transportadores mecânicos e carrinhos.

    Como ocupa pouco espaço e tem uma versatilidade incomparável, desta forma pode facilmente ser anexado a instalações de transporte convencional que se tornaram insuficientes e inadequadas.

    O transporte pneumático coloca os produtos em suspensão no ar, anulando as forças gravitacionais, para então sopra-los ou aspira-los ate o destino, transporte limpo e seguro de qualquer material, inclusive tóxicos ou perigosos.

    Exemplos de transporte pneumático combinado sobre plataforma móvel

    Exemplos de transporte pneumático combinado sobre plataforma móvel

    Componentes de uma Instalação de Transporte Pneumático

    Principalmente devido a sua flexibilidade, são diversos os elementos que compõem uma instalação de transporte pneumático, a seguir listamos alguns dos principais.

    Componentes de uma Instalação de Transporte Pneumático

    Gerador de Ar

    É o equipamento que cria o fluxo de ar que transportará o material, sua escolha depende principalmente da quantidade de produto e distância transportar, os principais tipos são:

    • Ventiladores e exaustores radiais, indicados para curtas distâncias;
    • Bombas de vácuo e compressores de êmbolo rotativo, aconselhados para transportes intermediários;
    • Compressores de pistão e combinação de equipamentos, (inclusive pulsativos ao longo da tubulação), recomendados para sistemas complexos.

    Injetor de Produto

    É o dispositivo responsável por igualar a diferença de pressão (interno-externa) para admitir a entrada de Produto ao fluxo de transporte, sem escape de ar pressurizado e sem entrada de ar falso.

    • Ejetores ou Eductores Venturi para aspiração;
    • Válvula rotativa, válvula dupla basculante, vaso de pressão para aspiração ou recalque, carreta silo, etc.
    Vasos de pressão com característivas especificas para fluidização de diferentes tipos de produtos e aplicações

    Vasos de pressão com características especificas para fluidização de diferentes tipos de produtos e aplicações

    Edutor Venturi

    Edutor Venturi

    Linha Estanque

    É a tubulação de transporte por onde escoará o produto fluidizado, incluindo válvulas de desvio e pontos de pulsos intermediários, deve ser muito resistente à abrasão e preferencialmente de baixo atrito, outra característica imprescindível é o uso de curvas longas e nunca cotovelos ou joelhos 90°.

    A solução clássica e mais usada são os tubos de Aço Carbono sem costura, entretanto se obtém ótimos resultados com Polietileno de Alta Densidade PEAD.

    Filtros Separadores

    São os equipamentos que promovem a separação do produto do fluxo de transporte, os principais tipos são:

    • Ciclones
    • Filtros de Manga
    • Filtros BIN VENT

    Descarregadores do Produto

    Da mesma forma que os injetores igualam a diferença de pressão do transporte com a pressão atmosférica para permitir a descarga do Produto em Silos, Balanças, Armazéns, Vagões, etc.

    Válvula Rotativa

    Válvula Dupla Basculante Animada

    Transporte Pneumático com Injetor Venturi

    • Relação Custo / Benefício deste tipo de instalação é baixíssima;
    • Ocupa pouquíssimo espaço em relação a outros tipos de transportadores;
    • Altíssima Capacidade de Movimentação em distâncias que podem variar de 20 a 400 metros;
    • Permite variações de nível (horizontal e vertical);
    • Baixa Manutenção e Baixo Custo Operacional.
    • Não é recomendado para produtos muito quentes ou produtos adesivos
    • Não deve ser usado para produtos frágeis (que podem se quebrar no transporte).
    • Não é indicado para capacidades  maiores que 40-50 toneladas / hora
    Silo com Filtro de mangas tipo BIN-VENT no respiro do Silo LUBRIZOL / RJ

    Silo com Filtro de mangas tipo BIN-VENT no respiro do Silo – LUBRIZOL / RJ

    • Alimentação de Silos de Cimento, Cal, produtos alimentícios.
    • Alimentação de Máquinas de Produção de pequenas peças ou granulados para Extrusoras.
    • Transporte de cavacos de madeira para fornalhas.
    • Transporte de pó e serragem nas indústrias de madeira tipo aglomerado.
    • Re-injeção de carvão em combustão para fornalhas de caldeiras.
    • Carga e Descarga de Vagões de Trem
    • Cargas e Descarga de Navios e embarcações.
    • Transferência entre carretas
    • Transporte de Refile de Papel
    • Transporte de Tubetes, tampinhas, etc.
    Transporte pneumático de Cavacos, COPEBRAS catalão GO

    Transporte pneumático de Cavacos, COPEBRAS catalão GO


    Transporte Pneumático de Grãos em longas distâncias

    Transporte Pneumático de Grãos em longas distâncias

    Alimentação de Silo

    Alimentação de Silo

    A escolha do tipo de transporte evidentemente é tarefa especializada, é preciso levar em conta:

    1. A capacidade de transporte de produto (Kg/h ou Toneladas/hora);
    2. As características do produto: granulometria, coesão, dureza, abrasão, ângulo de escoamento natural, etc;
    3. A distância de transporte (horizontal e vertical) e o numero de curvas.

    Então o profissional do ramo seleciona os tipos mais adequados de equipamentos para pré calcular a concentração e pressão de transporte, bem como as potencias e custos, mas se a escolha depende de um especialista a aplicação necessita de um perito que conheça inclusive as variações de produção.

    EXAUSTOR PICADOR tipo CHOPPER FAN

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