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Filtros para Fumaça de Geradores e Motores a Diesel

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Instalação de Geradores Elétricos

Instalação de Filtros para Fumaça Preta de Geradores e Motores a Diesel

O gerador elétrico é um equipamento com capacidade de fornecer energia elétrica para alimentar máquinas industriais, abastecer lojas, eventos, construções e suprir as necessidades energéticas residenciais como casas e apartamentos em caso de qualquer interferência na rede elétrica local.

Os geradores a diesel provocam poluição sonora, vibração e emitem fumaça preta + gases (monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, etc…)

Para evitar incômodos à população, o órgão ambiental exige a instalação de equipamentos de controle de poluição, enclausuramento do equipamento e uma base de concreto antivibratória.

Essas medidas são importantes para manter a paz, o sossego e a saúde da vizinhança, uma vez que esses poluentes podem ocasionar irritação do sistema respiratório, tosse, sensação de falta de ar, respiração curta, rino faringites, diminuição da resistência orgânica às infecções, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Moto geradores devem ser licenciados, órgão ambientais como a CETESB e a SMA podem emitir a Licença de Instalação Prévia sem ou com exigências para a Licença de Operação.

A instalação de catalisadores em grupos geradores reduz a emissão gases: monóxido de carbono, hidrocarbonatos, óxido de nitrogênio e inclusive o ruído, mas catalizadores não reduzem a emissão de fumaça preta (MP Material Particulado).

O Decreto Nº 54797 DE 28/01/2014 estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos e os limites de ruído tolerados para os grupos moto geradores utilizados por edificações públicas e privadas no Município de São Paulo

Limites de Poluição de Poluentes Atmosféricos

Limites de Poluição de Poluentes Atmosféricos

Onde:

  • kW – Potência nominal do motor;
  • NOx – Somatória das concentrações de óxido nítrico e dióxido de nitrogênio, expresso como dióxido de nitrogênio;
  • HC – Concentração de hidrocarbonetos (não-metano);
  • CO – Concentração de monóxido de carbono;
  • MP – Concentração de material particulado.

Os limites de emissão são expressos em mg/Nm3 e referem-se a massa do poluente por normal metro cúbico, isto é, referido às Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em base seca e condição referencial de oxigénio de 5%.

MP = Fumaça Preta

MP = Fumaça Preta

A fumaça preta, também conhecida como material particulado é um produto da combustão mal realizada pelos motores a diesel.

A cadeia de carbono do diesel é relativamente grande em relação ao álcool e à gasolina. Quando a molécula é inteiramente queimada ela gera CO2, mas quando a combustão é incompleta (motor frio, sujo ou mal regulado) parte do óleo diesel é liberado na forma sólida que provoca fumaça preta.

“A fumaça é prejudicial porque junto dela existem outros subprodutos como carbono, óleos lubrificantes e combustíveis não queimados.”

A instalação de equipamentos de controle de emissão de fumaça preta não deve prejudicar o rendimento dos motores, não pode ocasionar perdas de carga nem consumir alta energia ou gerar efluentes líquidos.

Soluções Apoio Projetos:

A APOIO PROJETOS é pioneira na instalação de sistema de filtragem a seco para grupo motogeradores, desenvolveu uma solução com filtros descartáveis e duplo sistema de controle e prevenção de incêndio.

Sistema de Exaustão e Filtragem para 12 Bancos de Testes de Motores - MWM International Motores Completa com Damper Corta Fogos, Splinker, Chave de Fluxo e Alarme sonoro / luminoso.

Sistema de Exaustão e Filtragem para 12 Bancos de Testes de Motores – MWM International Motores
Completa com Damper Corta Fogos, Splinker, Chave de Fluxo e Alarme sonoro / luminoso.

Projeto - Combate a incêndio - Sistema de Exaustão e Filtragem

Combate a Incêndio

Montagens - Sistema de Exaustão e Filtragem

Montagens

Painel de Comando - Sistema de Exaustão e Filtragem

Painel de Comando

Os geradores e motores a diesel, quando bem regulados e com a manutenção correta, liberam somente a fumaça preta nos primeiros minutos de operação, quando o sistema “esquenta” eles queimam completamente o combustível e deixam de gerar fumaça preta. Desta forma, após o aquecimento dos gases eles são descarregados diretamente na atmosfera sem necessidade de tratamento.

Cuidado

  • Filtros Eletrostáticos não tem eficiência satisfatória para filtragem de fumaça preta de geradores a diesel por causa da resistividade das partículas de óleo queimado;
  • O único Lavador de Gases capaz de reter de maneira satisfatória as partículas de geradores é o Tipo Venturi, mas seu alto consumo de energia e a geração de efluentes corrosivos inviabiliza economicamente a instalação;
  • Filtros de MANGAS não suportam a temperatura e pegam fogo.

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