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Filtro de Mangas para Gases – Lavagem Seca

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Lavadores de gases a seco

Filtro de Mangas para Gases - Lavagem SecaDe uma forma geral, filtros de mangas separam pó do fluxo de ar e os lavadores de gases tratam gases, entretanto existe uma alternativa para tratamento de gases em baixa concentração, por exemplo: o SO2, é a lavagem a seco (lavadores a seco).

Centenas de processos industriais têm gases com características ácidas, por exemplo:

  • Produção de alumínio com adição de Hexacloroetano.
  • Queima de combustíveis que possuem enxofre, tais como: Óleo BPF e derivados de petróleo.
  • Incineração de lixo e materiais orgânicos.
  • Processos da indústria química e de fertilizantes, etc.

Quando existem gases ácidos no fluxo de ar o equipamento esta sujeito à intensa corrosão, são comuns os casos em que o equipamento apodrece em poucas semanas de uso.

Na imagem (forno de alumínio), todos componentes de enferrujaram em menos de 3 meses de uso, as mangas filtrantes também rasgaram devido hidrólise.

Filtro de Mangas para Gases - Lavagem Seca - Injeção de CalPara reduzir a corrosão, o ideal é trabalhar de forma contínua e a quente, ou seja: 24 h/dia sem paradas e em temperaturas acima do ponto de orvalho (condensação),

Quando o processo é interrupto os equipamentos precisam ser revestidos com lã de rocha (lã de vidro) e até mesmo receber resistências elétricas para mantê-los aquecidos durante a(s) parada(s) para evitar a condensação.

Na ilustração acima, uma válvula rotativa e uma rosca injetam o pó neutralizante logo após a exaustão, é importantíssimo que haja tempo suficiente para o pó reagir com os ácidos, protegendo os equipamentos e as mangas.

Na lavagem “a seco” condicionamos (*) os gases sujos antes do filtro de mangas, o mais comum é o uso do Carbonato de Cálcio (CaCO3), mas podem ser usados outros produtos tais como, Ca(OH)2, (Mg(OH)2, bases alcalinas, inclusive amônia.

(*) Importante: Condicionar o gás não é somente jogar cal no duto, é preciso controlar temperatura, umidade, pressão e velocidade de transporte para evitar SULFONAÇÃO, NITRAÇÃO HIDROGENAÇÃO, CORROSÃO, HIDRÓLISE.

A principal vantagem deste método é a inexistência de efluente líquido para tratar, pois o resíduo já é coletado na forma seca.

O custo inicial e operacional deve ser cuidadosamente avaliado quanto em relação ao lavador de gases, levam-se em consideração o CAPEX, (capital expenditure) e OPEX (operational expenditure).

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